A sigla LSF significa ‘Light Steel Frame’ que em português quer dizer “construção em aço leve”. A construção LSF é caracterizada por uma estrutura leve assente em perfis de aço galvanizado que permite uma construção a seco com grande rapidez de execução, além da sustentabilidade do edifício.
As casas LSF são construídas com aço leve como material estrutural. Os perfis de aço são revestidos para que seja possível criar uma maior rigidez à estrutura e suportar os materiais de isolamento e impermeabilização, assim como os acabamentos interiores e exteriores necessários.
Apesar do aço ser o material construtivo mais usado no mundo pela sua versatilidade, estabilidade e longevidade, em Portugal a construção em alvenaria ainda continua a ser a mais utilizada.
Construção LSF Vs. Construção em alvenaria
Quando falamos em alvenaria referimo-nos ao conjunto de materiais – tijolos, pedras – que são utilizados para a construção das paredes ou alicerces de um edifício. Normalmente, a alvenaria é combinada com betão armado que, de forma resumida, é betão envolto em varões de aço, fibras ou outros materiais.
Pela diversidade de materiais e pela forma como estes são aplicados, a construção LSF e a de alvenaria têm algumas diferenças que é importante referir.
Construção LSF
- Mais leve sendo ideal para uma construção térrea ou de um piso.
- O sistema Light Steel Frame é totalmente sustentável e o aço 100% reciclável.
- Rápida construção.
Construção Alvenaria
- Permite a construção de edifícios mais altos sem pôr em causa a estabilidade da construção.
- Usados materiais que podem ser nocivos para o ambiente como tijolos, cimento, areia, entre outros.
- Construção mais demorada.
No entanto, embora a construção de alvenaria se mantenha no primeiro lugar, as casas em aço leve estão a ganhar cada vez mais destaque no mercado da construção.
Construção em aço leve: vantagens
- Segurança – Apesar de ser um sistema construtivo de baixo peso, não é por isso que as casas LSF são menos seguras. Este tipo de construção tem uma estrutura com grande capacidade de absorção de energia e graças à flexibilidade deste material permite uma grande resistência sísmica. Além disto, as construções em LSF também apresentam uma elevada resistência a incêndios uma vez que os materiais usados são incombustíveis.
- Isolamento – Graças aos materiais usados, como lã mineral e gesso cartonado, as casas LSF apresentam um isolamento térmico e acústico elevado, aumentando assim a eficiência energética da casa e trazendo maior conforto.
- Rapidez de construção – Pela simplicidade, peso e dimensões as construções em aço leve são mais rápidas que as tradicionais.
- Sustentabilidade – Os materiais utilizados nas construções LSF são recicláveis ou eco eficientes.
- Durabilidade – A estrutura de aço leve é extremamente resistente e tem uma vida útil de várias centenas de anos. Além disso, como os materiais usados são muito resistentes a fungos ou bolores não é necessária grande manutenção ao longo do tempo.
- Económico – Para além da baixa manutenção necessária e da eficiência energética, as casas LSF são mais baratas que as tradicionais quer no que se refere ao preço construtivo – redução de materiais na construção –, quer ao preço de transporte – menor peso, dimensões e volume. Em suma, se procuras um T3 e estás a pensar optar por uma casa LSF em Portugal podes encontrá-las a partir de 119.000 euros, preço chave na mão. O preço por m2 das LSF varia, mas pode começar nos 850€/m2 e chegar até 1050€/m2.
Apesar das vantagens deste método construtivo serem muito apelativas, na hora de optar há que ter em conta que as casas LSF têm desvantagens como não permitir a construção de edifícios muito altos uma vez que pode comprometer a estabilidade da estrutura.
Antes de qualquer decisão é importante fazer algumas pesquisas sobre estas soluções para que seja possível esclarecer todas as dúvidas e dar uma oportunidade a este método construtivo inovador.